quarta-feira, 22 de maio de 2013

Whey Protein


O que é Whey Protein?
Whey Protein é o nome mais conhecido da proteína do soro do leite. O leite é constituído, resumidamente, por duas classes de proteínas: a Caseína, que constitue até 80% do total de proteínas presentes no alimento, e a soroproteína (Whey) que é responsável pelos 20% restantes da sua composição proteica. A Whey é uma proteína bastante concentrada, com alto valor biológico, que apresenta todos os aminoácidos essenciais e não essenciais em quantidades balanceadas e de fácil digestão e absorção.A Whey Protein pode ser encontrada em três tipos:

WPC (whey protein concentrada): Normalmente obtida por ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (as proteínas). Esta tecnologia pode obter um concentrado de 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose, podendo conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrinas. É mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata de whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.
WPI (whey protein isolada): São concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a microfiltração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, processo considerado mais eficiente e que atinge 100% de pureza. A maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.
WPH (whey protein hidrolisada): A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos. Tornando sua absorção muito mais fácil e completa. Nosso corpo absorve aproximadamente 100% dessa proteína devido a suas moléculas menores.

Para que serve?
As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein, é o seu alto valor biológico. Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura. A Whey ainda promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular) além de possuir ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining. Outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades”(até 45 minutos após o treino), onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos… Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese protéica.

Qual horário tomar?
O melhor momento para tomar seu whey protein é antes e no pós treino. Tome cerca de uma hora antes do treino e/ou e logo após o treino junto com carboidratos (Dextrose), que você irá colher os melhores resultados da suplementação.A dosagem varia muito por marca e composição, leia as recomendações de uso do produto.

Pode haver efeitos colaterais?
Em caso de excesso de uso ou prolongamento da ingestão por mais tempo do que o indicado. Os possíveis efeitos podem incluir reações alérgicas, que ocorrem quando o usuário possui baixa tolerância à lactose. A proteína isolada é mais indicada nesse caso. Se a alergia continuar, procure um médico e suspenda o uso até ordem contrária. Outros efeitos (Ainda em pesquisa por especialistas) incluem deterioração dos rins, danos no fígado e colesterol alto. As dosagens corretas e a associação com os treinos devem ser prescritas por seu nutricionista de confiança. O acompanhamento de um médico é importante para saber se o funcionamento do organismo está em dia durante a fase de suplementação. Sendo disciplinado, cumprindo as etapas corretamente e seguindo as dicas, os efeitos colaterais da whey protein serão afastados da sua vida.

Qual o preço em média?
Um pote de 900gr(WPC) custa em média R$60,00 à R$170,00.

Observações:
1.Para se produzir 1KG de proteína concentrada são necessários 229 litros de leite. No caso dos whey proteins isolados, é necessário um volume quase 10 vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1KG de whey 100% isolada.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário