sexta-feira, 17 de maio de 2013

Chá verde


O que é Chá verde?
O chá verde é preparado a partir de brotos e folhas de uma erva chamada Camellia sinensis, ele contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio, ácido fólico e grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo.O gosto dele é um pouco amargo, de fato, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pelo monte de vantagem que o chá verde pode fazer pela sua saúde

Para que serve?
Suas propriedades aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras. Suas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Ajuda a proteger a saúde do coração, diminuindo as chances da formação de coágulos nas artérias, graças aos flavonoides que carrega. Por ter um poderoso efeito antioxidante, o chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células.Nutrientes como carotenos, vitaminas C e E, presentes nas folhas, favorecem a elasticidade da pele e previnem as rugas. Pessoas que tomam chá verde têm mais chances de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, o LDL. A prevenção contra o câncer é outro benefício do chá verde, além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.Pessoas que tomam chá verde com frequência estão 44% menos propensas a ter depressão, essa propriedade está ligada ao aminoácido chamado theanina, encontrado no chá verde e que tem efeito tranquilizante.

Qual horário tomar?
Entre as refeições (ou seja uma hora antes ou duas depois), isso porque ele contém substâncias que podem atrapalhar a absorção de ferro e cálcio. O ideal é não ultrapassar 1 litro por dia (1 litro de água com 2 colheres de sopa de chá verde).

Pode haver efeitos colaterais?
Em grande quantidade, a erva pode causar diurese.

Qual o preço em média?
Em média, o chá verde importado custa R$68,00 1Kg.

Observações:
1.Jeito certo de preparar coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
2.Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor das ervas mais amargas, sem interferir nos efeitos terapêuticos. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde, por exemplo. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe
3.Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário