domingo, 19 de maio de 2013

Creatina


O que é Creatina?
A creatina é uma substância produzida pelo corpo, fabricada a partir de três Aminoácidos: Glicina, Arginina e Metionina. A creatina é sintetizada pelo fígado, sendo seguido por rins e pâncreas. É obtida através de nossa alimentação primariamente pela ingestão de carne vermelha e peixes, podendo ser encontrada também e outros alimentos em menor quantidade. Ela também pode ser obtida através da suplementação, principalmente para atletas focados na melhora do desempenho físico. Cerca de 95% da creatina do corpo é armazenada no músculo esquelético, enquanto o restante fica no coração, no músculo liso, no cérebro e nos testículos. A creatina é um importante fator no processo de contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação.

Para que serve?
A creatina auxilia no aumento da síntese de proteínas. Quanto maior a síntese, maior será o desenvolvimento de fibras musculares. Quando um atleta utilizar a creatina, a médio/longo prazo ele conseguirá alcançar a saturação desta substância em seus músculos, ou seja, ele aumentará os estoques intramusculares de creatina. Com mais creatina disponível nos músculos, os mesmos terão maior capacidade de realizar os exercícios, pois terão energia disponível mais rapidamente. A creatina agirá como um estoque de energia, permitindo que o ciclo de reposição de energia (ATP) seja otimizado.

Qual horário tomar?
A recomendação geral é que a creatina seja tomada após o treino, junto a um carboidrato de rápida absorção. Desta forma, você poderá aumentar a absorção da creatina e evitar ao máximo o desperdício. Algumas pessoas a usam também no Pré-treino para aumentar seus níveis de energia, mas os efeitos da suplementação com creatina não são vistos imediatamente após a sua ingestão e sim a médio/longo prazo. Quando tomada antes do treino, ela não influenciará em suas séries minutos depois. O intuito da suplementação é saturar os músculos para que em aproximadamente 1 mês você comesse a observar os resultados. Pesquisas concluíram que a fase de saturação não é absolutamente necessária. O uso de 3 a 5 gramas diários (dependendo da sua massa corporal) é suficiente para saturar o músculo, sem desperdícios.

Pode haver efeitos colaterais?
Se consumida em excesso traz problemas aos rins e ao fígado.

Qual o preço em média?
Um pote de 150gr custa em média R$22,00 à R$60,00.

Observações:
1.Seriam necessárias grandes quantidades de bife para se obter os benefícios da creatina monohidratada em pó. Além disso, consumindo muita carne, você estaria consumindo toda a gordura desnecessária deste alimento.
2.A saturação de creatina é necessária? Não. A saturação com creatina é um protocolo utilizado antigamente e que, aos poucos, está sendo abandonado. Tomar uma dose por dia é o suficiente para se obter os resultados do produto.
3.A creatina puxa a água de fora para dentro da célula, gerando uma tensão que aumenta a síntese protéica muscular, é um dos motivos também para se beber bastante água durante seu uso.
4.Estudos mostram que o uso extensivo de cafeína anula os benefícios da creatina.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário