terça-feira, 21 de maio de 2013

Glutamina


O que é Glutamina?
A Glutamina se classifica na categoria dos aminoácidos não-essenciais, ou seja, aminoácidos que são produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo. Em um indivíduo saudável, a concentração de glutamina no sangue é 3 a 4 vezes maior que todos os outros aminoácidos, e ela é transportada e metabolizada em quase todos os tecidos. Apesar da Glutamina ser classificada pela literatura cientifica como um aminoácido não essencial, não quer dizer que ela não seja essencial para nosso organismo, pelo contrário, o organismo é altamente dependente da glutamina. Ela tem um papel muito importante em vários órgãos do corpo, e também no sistema imunológico e no metabolismo da proteína, tornando-se um nutriente muito importante para quem malha.

Para que serve?
Uma pessoa que malha usa muito do seu estoque de glutamina na hora dos treinos, e com isso fica muito mais vulnerável a doenças, pois o nosso sistema imunológico é altamente dependente desse aminoácido, a glutamina ainda ajuda a evitar o catabolismo dos músculos, ou seja, quando se tem uma boa concentração dela no sangue, os tecidos do seu corpo não vão precisar "roubar" a glutamina armazenada nos músculos para usá-la como fonte de energia. Quando isso acontece, você acaba perdendo massa muscular. Por isso é muito importante um bom estoque dela no organismo.

Qual horário tomar?
A dosagem efetiva de glutamina deve ficar entre 10-15g e deve ser divida em 2 doses, uma no pós treino e a outra antes de dormir.

Pode haver efeitos colaterais?
Estudos mostraram que ela não tem efeitos adversos, além disso a Glutamina é encontrada naturalmente em nosso corpo, ela não oferece riscos à saúde. No entanto, como todos os suplementos, overdoses nunca é uma boa idéia. Tomando doses excessivas de L-Glutamina pode levá-lo a distúrbios estomacais, de modo que você deve seguir as doses recomendadas.

Qual o preço em média?
Um pote de 300gr do produto custa em torno de R$50,00 a R$100,00.

Observações:
1.Estudos indicam que a glutamina neutraliza o efeito catabólico do hormônio cortisol.
2.A Dosagem inferior a 10gr demonstra ser ineficaz para efeito muscular, tendo em vista que cerca de 50-85% da dosagem não deve alcançar o músculo, pois é utilizada pelo intestino como fonte de energia.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário