segunda-feira, 27 de maio de 2013

Melatonina


O que é Melatonina?
A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido na glândula Pineal a partir do aminoácido essencial Tryptofano, que obtemos apartir do consumo das proteínas da nossa alimentação. Logo após sua produção, a glândula libera para circulação a melatonina que irá percorrer todo o nosso organismo. Sua produção e liberação ocorre no período em que estamos dormindo, ou seja, logo que adormecemos, que fechamos os olhos, se inicia uma cascata metabólica para sua produção; passando inclusive pela produção da serotonina (conhecido nerotransmissor responsável pelo nosso humor). Logo que acordamos e feixes de luz incidem sobre a retina dos nossos olhos sua produção cai à níveis basais; mostrando a importância do ritmo circadiano dia-noite na sua formação. A Melatonina é uma molécula pequena e com afinidade em todas às células do corpo; tendo atuação não só no cérebro, mas também em várias outras regiões.

Para que serve?
A Melanina tem diversas funções, como: regular o ciclo sono-vigília; é poderoso antioxidante (contrapõe-se ao cortisol, hormônio do stress); estimula a produção do GH (hormônio do crescimento); é coadjuvante na produção e manutenção da matriz óssea em idosos; coadjuvante importante na manutenção do sistema imunológico; etc. Com o avanço da idade, sua produção cai gradualmente, em especial após a 4ª e 5ª décadas de vida.

Qual horário tomar?
Deve ser tomada sempre meia hora antes de deitar, possivelmente sempre à mesma hora de modo a restabelecer o próprio ciclo circadiano.A dosagem em geral é de 1 comprimido por noite, também é aconselhável desligar as luzes 15-20 minutos depois de tomar o comprimido.

Pode haver efeitos colaterais?
A melatonina por ser natural não possui efeitos colaterais nem induz a dependência, além de não perder a eficácia ao longo do uso.

Qual o preço em média?
Um frasco de 60 Cápsulas custa em média de R$ 40,00 à R$ 80,00.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário