segunda-feira, 27 de maio de 2013

Multivitamínico


O que é um Multivitamínico?
Multivitamínico é um suplemento que contém diversas vitaminas, mineiras e outras substâncias para ajudar a manter o nosso corpo em boa saúde. As vitaminas e mineirais nos dão proteção contra diversas doenças, incluindo câncer e doenças do coração. Existe uma grande controvérsia quanto ao uso de multivitamínicos. Muitos estudiosos são contra o seu uso, dizendo que são ineficientes ou não são necessários, e outros dizem que são essenciais para qualquer pessoa. Se você tem uma dieta totalmente regrada e perfeita, é provável que um multivitamínico não lhe trará muitos benefícios. Mas se você, como a maioria das pessoas, não tem tempo para poder planejar cada refeição que faz e calcular a quantidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes nas suas refeições, um bom multivitamínico é um bom aliado. Principalmente se você está enfrentando alguma doença, ou está passando por uma grande quantidade de stress ou pratica exercícios físicos vigorosos, pois nesses casos sua necessidade de vitaminas e minerais é aumentada. Além disso, é sabido que nosso solo não é tão rico em nutrientes como era há anos atrás, o que também é prejudicado pelo uso de agrotóxicos nas plantações. Linus Pauling, por exemplo, que foi laureado duas vezes com o prêmio Nobel e foi cientista, físico, cristalógrafo, biólogo molecular, químico e pesquisador médico, e é considerado o pai da medicina ortomolecular, recomendava o uso de diversas vitaminas diariamente, entre elas: vitamina C, vitamina E, vitamina B, vitamina A e um complemento mineral. A grande vantagem das vitaminas é que por elas serem encontradas nos alimentos e nosso corpo elas são essencialmente não tóxicas, a não ser em alguns casos quando ingeridas em doses totalmente exageradas, com excessão da vitamina A que se deve ter um cuidado especial para não sobredosar. Ao contrário de medicamentos comuns que contém diversos efeitos colaterais e milhares de pessoas morrem anualmente por causa desses efeitos colaterais. Além disso, vitaminas são mais baratas que remédios convencionais e muitas vezes podem evitar a sua necessidade.

Para que serve?
Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes “essenciais”. Isso significa que nosso corpo não é capaz de produzi-los. Sendo assim, eles precisam ser obtidos por meio dos alimentos que comemos ou da suplementação. Esses nutrientes são vitais para nossa saúde, pois servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia.

Qual horário tomar?
A dosagem irá depender de qual marca você está usando. Recomenda-se o uso junto com as refeições.

Pode haver efeitos colaterais?
Quando tomado como dirigido, multivitaminas não causam sérios efeitos colaterais, exceto quando sobre dosagem. Efeitos colaterais menos sérios podem incluir: Dor de estômago, dor de cabeça e gosto ruim na boca. É aconselhável que as pessoas devem procurar ajuda médica de emergência se eles notam qualquer destes sinais de reacções alérgicas: urticária; dificuldade de respiração; inchaço do seu rosto, lábios, língua ou garganta, erupções cutâneas de urticária, prurido, ternura nos dedos, abdômen etc.

Qual o preço em média?
Um frasco de 60 Cápsulas custa em média de R$ 20,00 à R$ 50,00.

Observações:
1.Lembre-se que um multivitamínico é apenas um complemento, não é porque você usa um que pode se descuidar da alimentação.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário